O novo sistema Start/Stop da Bosch reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 com eficiência

Sistema Start/Stop

O espírito de Robert Bosch – ainda moldando a empresa na atualidade.

Tecnologia Automotiva da Bosch

Proteção ao meio ambiente, maior prazer ao dirigir e redução no consumo de combustível.

Os motoristas perdem muito tempo em congestionamentos de trânsito e situações de pára – e - anda dentro de cidades. Parar e andar novamente é um desperdício e um fardo para sua carteira e para o meio ambiente. A resposta é o novo sistema Start/Stop da Bosch. Sua tecnologia inovadora já faz parte da produção em série de BMWs, garantindo níveis mais baixos de emissões e consumo de combustível.

A Bosch desenvolveu um sistema Start/Stop Eletrônico Inteligente que desliga o motor se o veículo estiver parado, por exemplo, em um congestionamento ou semáforo. Para andar novamente, o motorista simplesmente aciona a embreagem e o motor dá a partida automaticamente.

Know-how de sistema único da Bosch
Isto pode parecer fácil, mas é o resultado de uma ação recíproca entre o controle do motor e um número de sensores. Em uma fração de segundo, o gerenciamento do motor verifica se o motor está ocioso, se as rodas estão paradas e se a bateria tem potência de partida suficiente. Se for o caso, o motor é desligado. O acionamento da embreagem é suficiente para dar a partida no motor novamente, de modo rápido, silencioso e confiável. Neste novo sistema, a Bosch incorporou seu know-how combinado de sistema de tração, gerenciamento de energia e motor de partida.

Reduzindo consumo de combustível e emissões
Em um itinerário de teste de 4,3 milhas com doze paradas de 15 segundos cada uma, o novo sistema Bosch reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 8% dependendo do tipo do veículo. Se as paradas forem mais longas, a porcentagem de economia de combustível e de redução de emissões de CO2 pode ser muito mais alta. Um sistema Start/Stop personalizado já está instalado em carros BMW: BMWs série 1 e 3 já estão equipados com o sistema desde março de 2007. E a Bosch fornece o componente chave: um motor de partida desenvolvido especificamente para esta tecnologia.

Econômico e eficiente
Os desenvolvedores na Bosch construíram um motor de partida especial para o processo Start/Stop – o motor de partida Start/Stop. A vida útil do motor de partida foi prolongada consideravelmente para esta aplicação. Além disto, o motor de partida elétrico mais poderoso e o mecanismo de pinhão de baixo ruído garantem uma partida do motor confiável, rápida e silenciosa. Apesar da expansão de suas funções, o motor de partida é compacto e pode ser instalado fácil e rapidamente em carros, como os outros modelos. Não são necessários ajustes adicionais do sistema de tração ou do compartimento do motor. A excelente relação de custo-benefício do sistema é impressionante, comparada a produtos alternativos.