Ir para o conteúdo principal
Bosch no Brasil
Bosch Tech Compass 2024 - 05/03/2024

A IA terá um impacto duradouro na forma como vivemos? O que as pessoas em todo o mundo pensam sobre as novas tecnologias

Uma pesquisa representativa no Brasil, na China, na França, na Alemanha, na Índia, no Reino Unido e nos Estados Unidos sobre tecnologia com foco em IA.

A inteligência artificial já faz parte de conversas sobre futuras tecnologias há algum tempo. É por isso que a Bosch realizou uma pesquisa representativa pelo terceiro ano consecutivo, pedindo as pessoas de vários países que compartilhassem suas opiniões sobre o progresso tecnológico. A pesquisa concentrou-se na abertura geral das pessoas à inteligência artificial, no impacto da IA em nossas vidas diárias e em seu papel na sociedade. O relatório de tecnologia examina mais de perto as diferentes opiniões em diferentes países, juntamente com o papel desempenhado pelas principais tecnologias atuais.

Principais questões exploradas no estudo

A IA torna o mundo um lugar melhor?

55% das pessoas pesquisadas em todo o mundo acreditam que a IA tornará o mundo um lugar melhor. Os entrevistados da China (83%) e da Índia (75%) foram os mais otimistas, enquanto as opiniões no mundo ocidental ficaram mais divididas.

Estamos prontos para o início da era da IA?

Aproximadamente metade (49%) dos entrevistados em todo o mundo acha que estão prontas para o papel cada vez maior que a inteligência artificial deverá desempenhar. No entanto, isso se deve principalmente aos altos níveis de aceitação da tecnologia na Ásia (76% na Índia e 73% na China), enquanto os pesquisados nos países ocidentais foram mais pessimistas.

A IA pode ser tão inteligente quanto um ser humano?

A maioria dos entrevistados em todo o mundo (61%) acredita que a IA atinja o nível de inteligência humana. Novamente, há uma diferença marcante entre o Oriente e o Ocidente. Por exemplo, 73% das pessoas na Índia, mas apenas 53% na França, responderam sim a essa pergunta.

Obtenha agora todos os resultados do Bosch Tech Compass 2024.

Bosch Tech Compass 2024

Bosch Tech Compass 2024 em formato PDF

Obtenha agora todos os resultados do Bosch Tech Compass 2024.

82%

dos pesquisados em todo o mundo gostariam que o conteúdo gerado por IA fosse rotulado como tal. Na Alemanha e no Reino Unido, esse número é ainda maior (87%).

Relatório de tecnologia marca o terceiro ano: A IA é mais importante agora do que no passado?

Uma mulher está estendendo a mão para sua outra mão, que a está alcançando de baixo para cima.
Os entrevistados em todo o mundo acreditam que a inteligência artificial é mais importante do que nunca.

Pela terceira vez, as pessoas foram convidadas, como parte do estudo Tech Compass, a declarar quais tecnologias terão o maior impacto na próxima década. Globalmente, 43% (2022) e 41% (2023) classificaram a IA como a tecnologia mais importante. Este ano, no entanto, houve um grande aumento no número de entrevistados que a classificaram como a mais importante em termos de importância geral. Hoje, 64% das pessoas pesquisadas em todo o mundo acreditam que a inteligência artificial será a tecnologia mais influente no futuro próximo.

Essa tendência reflete-se em todos os países cobertos pela pesquisa, com a Alemanha apresentando o maior aumento ano a ano, com 28 pontos percentuais.

A IA contribui para um mundo melhor?

A inteligência artificial agora faz parte da nossa vida cotidiana. Mas será que a crescente influência da IA torna o mundo um lugar melhor? 55% das pessoas nos países pesquisados acreditam que a IA mudará o mundo para melhor. Essa é uma opinião comum, especialmente nos países asiáticos, com 83% na China e 75% na Índia respondendo afirmativamente a essa pergunta.

A confiança na inteligência artificial também aumentou em relação a outras tecnologias. Em 2021 e 2022, a biotecnologia, a engenharia climática e as células de hidrogênio/combustível foram as tecnologias que tiveram o maior impacto positivo na sociedade, de acordo com a pesquisa. Em 2023, a IA foi classificada em primeiro lugar, recebendo 39% de todos os votos, um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Mas quais benefícios as pessoas esperam que a IA traga para suas vidas pessoais? O maior número (49% no geral e incríveis 70% na China) declarou que ela “tornará a vida mais confortável”. Em seguida, vieram "facilitar o trabalho" (45%) e "melhorar a saúde" (44%).

No entanto, as pessoas também têm sentimentos contraditórios em relação à IA, conforme revelam os resultados da pesquisa. Quando perguntados sobre qual tecnologia representa a maior ameaça para a sociedade, 38% dos entrevistados citaram a “inteligência artificial”, 11 pontos percentuais a mais do que nos anos anteriores. As pessoas preocupam-se com o impacto negativo que a IA pode causar. Mais da metade dos pesquisados (53%) está preocupada com a perda de empregos devido à automação. Em seguida, vêm as “violações de privacidade” e o medo da “manipulação do comportamento humano devida aos algoritmos alimentados por IA”, ambos com 52%.

Tecnologia revolucionária: A IA é tão importante quanto a invenção da Internet?

A IA é apenas uma moda passageira que ninguém realmente conhece tampouco entende qual será seu impacto? Ou a tecnologia mudará nosso mundo para sempre? Para descobrir, perguntamos aos entrevistados do estudo se o crescimento da IA generativa é semelhante ao da Internet há mais de 30 anos.

Os resultados são bastante claros, como mostra o índice global. 73% dos entrevistados acreditam que a IA generativa mudará nosso mundo da mesma forma que a Internet o fez no passado. Na China, 84% compartilham essa opinião. As pessoas nos EUA são um pouco mais céticas, embora uma clara maioria dos entrevistados (66%) acredite que há paralelos entre a IA e a Internet em termos de seus respectivos impactos.

Um homem usando óculos futuristas toca com o dedo um holograma em forma de bola que flutua no ar.
Uma nova era de IA está prestes a começar 30 anos após o início da era da Internet?

Liberar o verdadeiro poder da IA vai muito além das máquinas que escrevem discursos de aniversário ou currículos. É uma revolução que reformula nossa conexão com o mundo físico.

Dr. Stefan Hartung, Presidente do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH

Principais fatos

Um gráfico é mostrado à esquerda com o texto correspondente à direita dele (fonte azul sobre fundo branco).
Um gráfico de pizza é mostrado à esquerda com um texto correspondente à direita (fonte branca sobre fundo azul).
Um gráfico de pizza é mostrado à esquerda com um texto correspondente à direita (fonte azul sobre fundo branco).
Um gráfico de pizza é mostrado à esquerda com um texto correspondente à direita (fonte azul sobre fundo branco).
As silhuetas de duas pessoas podem ser vistas em uma garrafa de vidro em um pequeno barco olhando para o horizonte.
/

Desenho do estudo

Uma imagem borrada de pessoas pode ser vista em primeiro plano contra uma linha do horizonte ao fundo.
As pessoas foram pesquisadas em sete países para o Tech Compass 2024.

Para este estudo, pessoas com 18 anos ou mais foram pesquisadas on-line em sete países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e EUA) em dezembro de 2023 pela Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH (GIM) em nome da Robert Bosch GmbH. Na França, na Alemanha e no Reino Unido, foi pesquisado um mínimo de 1.000 pessoas cada; no Brasil, na China, na Índia e nos Estados Unidos, foi pesquisado um mínimo de 2.000 pessoas cada.

As amostras são representativas do respectivo país em termos de região, gênero e idade (Brasil, Alemanha, França, EUA, Reino Unido: 18-69 anos / China, Índia: 18-59 anos).

Legenda da foto: As pessoas foram pesquisadas em sete países para o Tech Compass 2024.

Suas perguntas, nossas respostas

Downloads

Obtenha todos os resultados do Bosch Tech Compass agora!

Bosch Tech Compass 2023

Interessado nos resultados do Bosch Tech Compass do ano passado?

Obtenha todos os resultados do Bosch Tech Compass 2023 aqui.

Bosch Tech Compass 2022

Interessado nos resultados do Bosch Tech Compass 2022?

Obtenha todos os resultados do Bosch Tech Compass 2022 aqui.

*Para os resultados globais (“Índice Global”), foi feita uma média entre os sete países, independentemente do tamanho da população. Salvo indicação em contrário: valores baseados no Top-2-Box. Para facilitar a leitura e a interpretação, o índice global para 2023/2024, em cada caso com base em 7 países, é ocasionalmente comparado com o índice de 2022 com base em 5 países. O cálculo de um índice global para 2023/2024 com base nos 5 países anteriores forneceu resultados equivalentes.

Compartilhe isso no:

Conheça o podcast da Bosch!

Bosch Talks

Bosch Talks é o podcast sobre o futuro das coisas.