Embraer - São José dos Campos / SP

Parceria para uma indústria mais verde

A Bosch Termotecnologia, a Embraer e a Agência Alemã de Energia - Deutsche Energie-Agentur GmbH (dena) foram protagonistas de um projeto inovador em aquecimento de água e redução da emissão de CO2.

O projeto sistema solar Bosch - restaurante industrial Embraer São José dos Campos surgiu da necessidade de aumentar a eficiência na geração de água quente utilizada nos equipamentos que lavam os utensílios das cozinhas e refeitórios da empresa. Antes, a água era 100% aquecida por caldeiras a gás. Com o novo projeto, já chega aquecida às caldeiras, gerando uma economia de 69% no consumo de gás por ano e uma redução de 129 toneladas de CO2/ano.

Este projeto pertence ao "programa telhado solar da dena" coordenado pela Agência Alemã de Energia - Deutsche Energie-Agentur GmbH (dena) - e cofinanciado pelo Ministério de Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi), inserido na iniciativa "renewables - Made in Germany".

Em média, o restaurante industrial Embraer consome 32.000 litros de água quente por dia. A instalação de 180 coletores Bosch garante o pré-aquecimento desse volume de água, proporcionando os seguintes benefícios: