Brasil

Damas de ferro

Pela PrimaPagina

Antes considerado um ambiente hostil para mulheres, a mineração tem descoberto cada vez mais talentos femininos e esta presença maior tem relação estreita com os avanços tecnológicos incorporados pelo segmento. A substituição da força bruta por acionamentos automáticos ajudou a impulsionar a inserção feminina. E a Bosch exerce um papel relevante nesse processo.

A empresa possui dez setores que desenvolvem soluções para a mineração, como a tecnologia que contribui para fragmentar pedras enormes remotamente e de maneira segura. Um sistema de câmeras Bosch mostra a pedra em um monitor de uma central – mesmo que esta fique a quilômetros de distância da mina. Com o auxilio de um joystick, o operador pode triturá-la para que seja despejada no britador.

Teaser link icon
8

Damas de ferro

Pela PrimaPagina

Outra solução para garantir agilidade e aumentar a produtividade é a válvula guilhotina, que permite fechar automaticamente os silos usados para armazenar minerais. Antes, o isolamento desses reservatórios era feito manualmente: necessitava-se de uma equipe de ate seis pessoas, trabalho que chagava a durar até 24 horas! Equipada com sistema hidráulico inteligente, a válvula realiza o fechamento do silo em no máximo 15 minutos, sem esforço e sem necessidade de intervenção humana no local.

Os cilindros hidráulicos usados nas válvulas são da Bosch Rexroth, que também oferece automação para tornar as demais operações na mineração mais leves, ágeis e seguras. Outro avanço importante se deu com ferramentas, como esmerilhadeiras e furadeiras. Elétricas, são mais eficientes, seguras e leves do que as manuais.

Os sensores Bosch são capazes de monitorar e conectar equipamentos. Eles identificam anormalidades no processo de produção, de modo que sejam corrigidas antes de haver danos as máquinas. Os sensores controlam vários parâmetros e, via conectividade, enviam sinais para uma central de operação, onde o funcionário, com base nas informações, pode tomar as melhores decisões.

Mais agilidade e segurança, isso é tecnologia para a vida

2


Para explorar
cada tecnologia
Bosch
aplicada na
mineração

Clique aqui!

Com a ajuda de um sistema de câmeras da Bosch, é possível fragmentar pedras remotamente!

Ferramentas elétricas são mais eficientes!