Brasil

Conectadas com o futuro

Pela PrimaPagina

As cidades conectadas já existem! Postes indicam rotas alternativas, semáforos abrem ou fecham de acordo com o fluxo de veículos e vagas informam os carros quando estão vazias. A ideia de usar a tecnologia para aperfeiçoar a gestão urbana ganhou força inédita nos últimos anos e um dos influenciadores é o advento da internet das coisas: a possibilidade de objetos comuns (celulares, automóveis, cancelas de estacionamentos) conectarem-se entre si.

Contra o trânsito, tecnologia!
Uma das áreas em que as soluções conectadas mais se disseminam é a de mobilidade. Após constatar que os motoristas gastavam 30% de seu tempo no trânsito procurando vagas, Stuttgart, na Alemanha criou 15 bolsões com um sistema inteligente. Por meio de sensores da Bosch, um aplicativo de celular, que também desenvolvemos, indica quais lugares estão livres. Uma parceria com a montadora Daimler deu origem a um protótipo ainda mais fascinante: os carros são deixados na entrada do estacionamento e, munidos de piloto automático, vão até os lugares designados e estacionam sozinhos!

Cidadania na palma da mão
A tecnologia tem também o poder de aproximar cidadãos e autoridades. É o que acontece em Mônaco, desde novembro de 2013, quando a cidade passou a usar uma plataforma digital criada pela Bosch que possibilita a conexão da população com o poder público. Por meio do sistema, o governo pode, por exemplo, divulgar o trajeto dos caminhões de lixo em tempo real, ajudando os motoristas a escolher outros caminhos. A plataforma tem mão-dupla: qualquer um com um smartphone pode comunicar falhas nos elevadores e escadas rolantes públicas, por exemplo, acelerando o envio de equipes de reparo e ajudando outros moradores ou turistas
a evitar aqueles locais.

"Os carros elétricos são bons, mas os veículos elétricos conectados são melhores..." Saiba mais!

Teaser link icon

Monitoramento de água, eficiência energética e conectividade ajudam a moldar as cidades do futuro!

Teaser link icon
8

Veja outros benefícios fascinantes que uma cidade conectada oferece!