Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48Icon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Icon--store-locator-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist

Este site utiliza cookies por motivos de funcionalidade, conveniência e estatística. Você pode alterar esta definição a qualquer momento, clicando em “Alterar definições.” Caso concorde com a utilização de Cookies, clique em "Sim, eu concordo".

Sustentabilidade, valores e compliance

Nossa responsabilidade

Para o Grupo Bosch, sustentabilidade significa garantir o sucesso a longo prazo da empresa e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente para as futuras gerações. Temos como objetivos tornar as energias renováveis economicamente mais acessíveis e a mobilidade ainda mais segura, limpa e econômica, assim como desenvolver produtos amigos do meio ambiente em todas as nossas linhas.

Eu acredito fortemente que o mundo dos negócios pode contribuir de forma importante para resolver os desafios que a sociedade enfrenta.

Dr. Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch

Publicações

Relatório de Sustentabilidade 2017

Relatório de Sustentabilidade

Leia aqui mais sobre os projetos Bosch realizados em 2017

Instituto Robert Bosch

Instituto Robert Bosch

Fundado em 1971, na cidade de Campinas, o Instituto Robert Bosch, inicialmente se chamava Associação Beneficente Robert Bosch. Sua primeira atuação social foi a construção do Centro Médico de Campinas.

Até 2004, o Instituto tinha ação filantrópica e atuava por meio de doações para diversas instituições nas cidades em que a Bosch está instalada. A partir deste ano, um novo conceito e foco de atuação foi determinante para transformar a Associação em Instituto. Esta importante mudança veio alinhar, fortalecer e qualificar as ações sociais com foco na educação para o desenvolvimento social das comunidades vizinhas às fábricas da Bosch no Brasil, com projetos próprios ou em parceria com diversas instituições.

As realizações e conquistas do Instituto Robert Bosch demonstram sua vocação para ações transformadoras no campo social. As parcerias estabelecidas ao longo de mais de quatro décadas de atuação já garantiram a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.

Com a Missão de “Promover a evolução social com foco na educação de crianças e jovens de comunidades em desenvolvimento, por meio de projetos próprios ou em parceria”, o Instituto Robert Bosch atua em projetos nas cidades de Campinas/SP, Curitiba/PR, Joinville/SC, Pomerode/SC, Sorocaba/SP, Atibaia/SP e Simões Filho/BA.

O incentivo ao trabalho voluntário também se destaca nas ações do Instituto Robert Bosch, com o estímulo à participação de colaboradores como voluntários. Atualmente, cerca de 700 voluntários nas diversas unidades da empresa, atuam em projetos como o Ciclo de Profissões, Formare, Pescar, Gincana da Solidariedade, entre outros

Nossos valores – em que nos baseamos para crescer

Nossos valores refletem a maneira como os negócios são geridos: ética profissional no relacionamento com os parceiros de negócios, investidores, colaboradores e sociedade.

Orientação para o futuro e foco nos resultados

Com orientação ao resultado, garantimos não apenas o nosso futuro, como também os alicerces para a atuação social da organização e da Fundação Robert Bosch.

Responsabilidade e sustentabilidade

Agimos de maneira responsável, protegendo os interesses da organização e sempre considerando os impactos de nossa atuação na sociedade e no meio ambiente..

Iniciativa e determinação

Agimos por iniciativa própria, tomamos responsabilidades empreendedoras e lutamos por nossos objetivos com determinação.

Abertura e confiança

Buscamos comunicar assuntos de relevância da organização com transparência e no momento correto, construindo a base para uma cooperação de confiança.

Justiça

Atuamos nas relações de trabalho com nossos colegas e parceiros de negócios de forma justa como condição para o nosso sucesso.

Confiabilidade, credibilidade, legalidade

Só prometemos aquilo que podemos cumprir, assumimos compromisso como uma obrigação e respeitamos o direito e a Lei.

Diversidade

Valorizamos e incentivamos a diversidade como fonte de riqueza e fator de sucesso.

Desenho de Robert Bosch

" A longo prazo, uma abordagem honesta e justa ao fazer negócios será sempre mais rentável. "

Robert Bosch, 1921
Logo "We are Bosch" na pista de testes da Bosch em Yakeshi, China.

We are Bosch

Nossa missão explica o que nos direciona, o que temos de melhor e em que nos baseamos para crescer. Queremos deixar uma marca duradoura no mundo, alcançada por uma equipe única e excepcional.

Compliance

Na Bosch, a cumprimento da lei é parte integral dos valores da empresa.

Volkmar Denner

Com regras de conduta globalmente aplicáveis, nós objetivamos proteger nossos colaboradores e a nossa empresa, bem como nossos clientes e parceiros.

Só prometemos aquilo que podemos cumprir, assumimos compromissos como uma obrigação e respeitamos o direito e a Lei, diz a "We are Bosch" declaração da missão da empresa. Para destacar a importância deste princípio, a empresa resumiu todas as regras básicas de conduta, incluindo as principais obrigações legais e éticas para seus colaboradores, em seu "Código de Conduta dos Negócios.

A Bosch também tem estabelecido uma área central de Compliance, cujo trabalho é suportado por Compliance Officers nas regiões em que atua.

Medidas de prevenção e controle incluem o princípio de controle duplo, a rotação de pessoal em áreas sensíveis, a estrita separação dos sistemas de operação e monitoramento, bem como execução de auditorias regulares. Em 2014, um novo processo padrão foi introduzido na unidade de negócio "Diesel Systems. As regras determinam que contatos com concorrentes sejam imediatamente revisados pelo departamento jurídico e aprovados pela gestão da repectiva divisão. Isto protege a empresa contra consequências geradas por violações das leis da concorrência e antitruste e facilita para que os colaboradores exerçam suas atividades em uma estrutura legalmente segura.

O sistema de compliance também inclui um sistema de reports. Colaboradores, parceiros de negócios e terceiros têm a possibilidade de comunicar condutas irregulares ao Compliance Officer utilizando correio eletrônico (e-mail) ou um número de telefone específico para isso. Através de treinamentos obirgatórios, a Bosch assegura que todos seus colaboradores estão familiarizados com os princípios de Compliance e da legalidade e sabem como, e a quem, podem comunicar violações. É particularmente importante que atos que sugerem ou indicam atividade criminal, tais como roubo, fraude e corrupção, ou uma sistemática transgressão à lei ou às regras internas da empresa, tais como deliberado e continuado descumprimento de padrões de qualidade/segurança ou dos Princípios Básicos de Responsabilidade Social da Bosch, sejam comunicados através dos canais de Compliance.

A efetividade do atual sistema de gestão de Compliance foi compreensivamente testada e confirmada por auditores externos em 2014. Independentemente disso, a Bosch decidiu por implementar uma série de medidas para fortalecer sua estrutura de Compliance. Nisso se inclui uma ativa discussão sobre temas de Compliance entre os gestores e colaboradores. O objetivo é evoluir de um atual sistema de Compliance baseado em regras para um sistema baseado primordialmente em valores.

A Bosch é membro da Transparência Internacional desde 1995, o que destaca a importância do princípio da legalidade para a empresa.

Downloads

Código de Conduta no Negócios

Código de Conduta nos Negócios

Código de Conduta para fornecedores

Código de Conduta para fornecedores

Perguntas frequentes

O que queremos dizer com Compliance?

Compliance significa observar a Lei e os regulamentos da companhia. Em outras palavras, todas as atividades comerciais do Grupo Bosch e de seus associados devem obedecer a todos os requisitos legais, ao Código de Conduta nos Negócios e quaisquer diretrizes aplicáveis que de alguma maneira se refiram ao tópico (“Princípio da Legalidade”).

O tópico de Compliance diz respeito a todos os colaboradores, uma vez que todos são afetados - direta ou indiretamente - por violações: por um lado, as violações à lei poderão resultar em ações judiciais, dependendo da gravidade do caso. Por outro lado, as violações ao princípio da legalidade prejudicam a empresa tanto em termos materiais, quanto na imagem pública do Grupo Bosch. O resultado é uma deterioração da eficiência dos negócios da empresa, com consequências diretas nos lucros.

Compliance também diz respeito a relações empresariais entre a Bosch e terceiros: a Bosch não quer se envolver em violações de legalidade cometidas por terceiros ou o fazer em conjunto com estes.

O que deve ser feito se o Princípio da Legalidade for violado?

Cabe a cada colaborador da Bosch e a todos os parceiros de negócio da Bosch comunicar quaisquer potenciais violações de conduta ou violações à Lei cometidas por colaboradores da Bosch e, desta forma, ajudar a limitar as consequências de tais violações e evitar a ocorrência de tal conduta indevida no futuro.. Isso também se aplica a parceiros de negócios e terceiros.

Quem pode reportar violações ao Princípio da Legalidade?

• Qualquer colaborador, incluindo estagiários e aprendizes;

• Pessoas contratadas externamente, tais como: funcionários prestadores de serviços ou associados;

• Qualquer parceiro de negócios, tais como: fornecedores, clientes ou parceiros em joint venture

• Qualquer terceiro

Quais violações devem ser comunicadas?

É importante que os assuntos a serem reportados possam indicar uma transgressão criminal – tais como: roubo, fraude ou suborno – ou uma violação da Lei ou das normas internas da Bosch, como descumprimento deliberado dos padrões de qualidade/segurança ou do “Código de Conduta nos Negócios”.

Suspeita, mas sem provas - deve-se denunciar?

Sim. Os Compliance Officers são responsáveis por conduzir investigações, reunir evidências que poderão ser utilizadas na Justiça e instituir quaisquer procedimentos que sejam necessários. Eles recebem apoio de especialistas de diversos departamentos, que possuem o treinamento e a autoridade relevante necessária.

As pessoas que denunciam violações devem temer represálias?

As pessoas que de boa-fé denunciam possíveis desvios de conduta não devem temer nenhuma represália por parte da Bosch como resultado da denúncia.

É possível submeter denúncias anônimas?

Sim, denúncias podem ser comunicadas anonimamente através dos canais de contato do Compliance Bosch. É possível definir uma caixa de correio segura dentro do sistema e interagir anonimamente com o Compliance Officer.

O que acontece exatamente com uma denúncia?

O Compliance Officer é responsável pela investigação das denúncias, assegurando-se de que o tema foi adequadamente solucionado (se necessário com o suporte dos departamentos responsáveis da Bosch ou especialistas externos).

Documentação e transparência

Cada denúncia e medidas tomadas devem ser documentadas pelo Compliance Officer. Uma vez que a adequada atenção tenha sido dada aos interesses das partes envolvidas, a pessoa que apresenta a denúncia pode questionar sobre a situação das investigações. Se a investigação sobre um assunto for suspensa devido à falta de evidência suficiente, a pessoa acusada será devidamente informada, contanto que tenha sido envolvida durante a investigação ou que tenha solicitado tal informação.

Privacidade de dados

Qualquer denúncia de violação da legalidade envolverá normalmente a divulgação de dados pessoais. O recebimento e processamento de tais denúncias, portanto, pressupõem que as pessoas que fazem o reporte confirmem que elas tenham sido informadas de seus direitos garantidos por eventuais leis de proteção de dados aplicáveis e deem seu consentimento para que seus dados pessoais sejam usados no curso das investigações do caso de Compliance, se assim exigido pela lei. Caso o comunicado tenha sido enviado anonimamente, isto não é aplicável.

Entre em contato com a Bosch

Aguardamos ansiosamente seu contato.