Soluções automotivas Bosch: do para-choque a para-choque

A Bosch é líder mundial no mercado de reposição automotiva e a única empresa que oferece soluções integradas do “para-choque a para-choque”, dentro do conceito “Parts, Bytes & Service” (Peças, Equipamentos e Serviços). Na prática isto representa um amplo portfólio em autopeças, equipamentos de teste, softwares de diagnósticos, serviços e treinamentos.

Conheça mais sobre estas soluções integradas da Bosch e aproveite para saber quais inovações, que mudaram a história do setor automotivo, estão fazendo aniversário.

Soluções em Peças, Equipamentos e Serviços

A divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América Latina oferece soluções completas: peças de reposição, equipamentos de testes, software e hardware de diagnose e serviços para adequada manutenção da frota circulante da América Central e do Sul, abrangendo a linha leve (veículos de passeio) e pesada (ônibus e caminhões).

A Bosch disponibiliza para este segmento produtos com o mesmo padrão de qualidade e tecnologia de equipamentos originais, oferecendo uma ampla e diversificada gama de componentes que cobrem 95% da frota circulante no País nas linhas: injeção e ignição eletrônica, elétrica, diesel, freios, filtros, velas, palhetas, elétrica de conforto e baterias.

A empresa ainda oferece equipamentos de teste, software e hardware de diagnose e treinamentos sobre as novas tecnologias e as modernas técnicas de reparação para os profissionais do setor - aplicadores, varejistas e vendedores dos distribuidores – por meio de palestras ministradas em todo País, pelo treinamento à distância do programa Super Profissionais e pela programação de cursos presenciais, realizados no Centro de Treinamento Técnico Automotivo da Bosch.

A empresa possui a maior rede autorizada do País. As redes Bosch Car Service, Bosch Diesel Center, Bosch Truck Service, Original Auto Center, e Rede Diesel System são oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais para as linhas leves e pesados.

Saiba mais sobre cada uma das soluções:

Equipamentos de diagnose

A empresa disponibiliza para o mercado uma linha completa de ferramental para diagnóstico reparo do Denoxtronic, que é capaz de fazer o diagnóstico e manutenção do módulo de alimentação, de fornecimento e de dosagem do Arla 32 (AdBlue/uréia que é injetada diretamente no catalisador para diminuir as emissões de poluentes) do sistema.

Para as manutenções mais detalhadas que exigem que o sistema seja retirado do caminhão, a Bosch disponibiliza a Bancada de Teste Denoxtronic, que faz a verificação e reparação, tanto do módulo de alimentação quanto do modulo dosador.

Além disso, equipamentos para análise de emissões, scanner de diagnóstico para linha pesada e leve, equipamentos para o segmento de pneus e ferramentas especiais também são soluções oferecidas pela Bosch. A linha de ferramentas especiais, que integrou o portfólio da Bosch após a aquisição da SPX (Service Solutions), forma a nova unidade de negócio chamada Automotive Service Solutions.

Autopeças

A Bosch possui uma linha completa de autopeças. Entre os destaques para a linha de veículos pesados estão os produtos para o sistema Common Rail e Dnox Tronic. Para a linha leve, a Bosch passa a oferecer as pastilhas de freios Bosch Ceramic, indicada para veículos de alto desempenho. Compõe ainda o portfólio de autopeças, as palhetas, motores de partida, alternadores, velas de ignição, filtros, bombas de combustível, entre outros.

Com presença global, os produtos da Bosch respeitam os mais rígidos critérios de legalidade locais e também mundiais. No Brasil, a empresa está em consonância com as regulamentações que atestam a qualidade e procedência de produtos, como o Inmetro. Prova disso é que em março de 2013, a empresa se antecipou e recebeu a certificação para sua Bomba de Combustível Gasolina e Flex Fuel, recebendo em abril a obtenção dos números de registro para a família de produto. A fabricação e importação de Bombas de Combustível com o selo do Inmetro se tornará obrigatória a partir de julho deste ano e as empresas terão um ano para se adequarem.

Maior rede de oficinas

A nova Rede Diesel System tem como objetivo obter um relacionamento mais próximo junto aos centros de reparação independentes e de menor porte, que ofereçam reparação de sistemas diesel mecânico.

Além da Rede Diesel System, a Bosch atua com a Rede Bosch Service, maior rede de oficinas do mundo e sobre a Original Auto Center – conceito desenvolvido para as oficinas mecânicas independentes com o objetivo de atender necessidades como treinamentos, material promocional e suporte técnico.

Programas de relacionamento

Para se aproximar e reconhecer cada vez mais seus parceiros, a Bosch oferece os programas de relacionamento InterAção e Clube do Vendedor. Apenas em 2012, os programas dobraram seu número de lojas participantes e expandiram sua atuação para outras regiões do País.

Qualificação profissional

Com uma grade mais flexível e com treinamentos customizados para toda a cadeia, a Bosch oferece treinamentos técnicos e de gestão, sejam presenciais ou à distância, através do Super Profissionais Bosch e no Centro de Treinamento Automotivo da empresa, localizado em Campinas-SP.

Tecnologias que fizeram história

Em 2013 a Bosch comemora os 111 anos de fabricação das Velas de Ignição. Pioneira mundial, a invenção de Robert Bosch (fundador da companhia) foi patenteada em 1902.

Atualmente, as Velas de Ignição são componentes essenciais para veículos ciclo otto e principalmente para os motores com sistemas eletrônicos. Hoje a Bosch disponibiliza para o mercado produtos, em diferentes designs de eletrodo, para atender as mais diversas aplicações de veículos leves e comerciais e motocicletas.

O ano de 2013 também será marcado pelos 10 anos de lançamento do primeiro sistema Flex Fuel em um veículo brasileiro. Em uma frota a qual mais de 90% dos carros fabricados possuem essa tecnologia, a divisão Automotive Aftermarket, atende a todo o mercado nacional, oferecendo uma linha completa de componentes desse sistema para a reposição.

Participação na Automec 2013

A Bosch, líder mundial no mercado de reposição automotiva, participará da 11º edição da Automec - maior feira internacional de autopeças, equipamentos e serviços da América Latina, que será realizada de 16 a 20 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Quando: 16 a 20 de abril

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP)

Horário: Terça a Sexta das 10h às 19h - Sábado das 9h às 17h