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A bateria do futuro

O expert em baterias Thorsten Ochs trabalha para garantir o grande avanço da eletromobilidade. Em Renningen, ele está pesquisando baterias de íons-lítio que permitem dirigir longas distâncias sem recarregar e a um custo mais baixo.

Em dez anos, cerca de 15 % de todos os veículos novos em todo o mundo terão powertrain elétrico. Mas ainda existe um problema: pesando 230 quilos, a bateria de um carro elétrico atual oferece apenas cerca de 18 a 30 quilowatt por hora. "Para que a eletromobilidade seja amplamente aceita, os veículos médios precisam oferecer 50 quilowatt por hora de energia útil", afirma Ochs.
Em conjunto com uma equipe internacional, Ochs está desenvolvendo meios de armazenamento de energia ainda mais potentes. O objetivo é armazenar 50 quilowatt/hora em 190 quilos. Pesquisadores também estão procurando diminuir o tempo de recarga dos carros. "Nossas baterias novas devem ser capazes de recarregar até 75 % em menos de 15 minutos", diz Ochs.

O know-how no campo das células de estado sólido para baterias de lítio, assim como patentes exclusivas, terão um papel importante para atingir esses objetivos. "As células de estado sólido poderão ser uma tecnologia inovadora crucial", afirma Ochs. Um carro elétrico equivalente que atualmente percorre 150 quilômetros, seria capaz de percorrer mais de 300 quilômetros sem recarregar – e a um custo mais baixo.
Com a aquisição da Seeo Inc., uma start-up sediada no Vale do Silício, a Bosch agora conta com um know-how prático essencial para fabricar baterias de estado sólido inovadoras. Essas baterias têm outra grande vantagem: elas são produzidas totalmente sem eletrólitos líquidos, que são encontrados em baterias de íons-lítio e podem representar, em algumas circunstâncias, um risco para a segurança.

"Temos um papel crucial no avanço da eletromobilidade"

 

– Thorsten Ochs

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