Brasil

Quatro mulheres, uma Kombi e um continente

Quatro gaúchos saem de Kombi de Porto Alegre rumo ao Pacífico para ir surfando, de praia em praia, até a Califórnia. O ano é 1976. O esquema é bem rústico: dormir onde dá, conhecer as ondas na raça. Da experiência restam histórias para toda a vida, um diário e centenas de fotos. O diário escrito em 1976 é o ponto de partida. A saída novamente é de Porto Alegre, o carro novamente é uma Kombi e o objetivo novamente é ir em busca das ondas do Pacífico. Mas os personagens agora são quatro mulheres, mais precisamente, três adultas e uma menininha de 2 anos. Da experiência pelos locais que povoaram histórias de infância sobram a troca de aprendizado nos vilarejos do caminho, um documentário e um blog. O ano é 2016. Estas são as meninas do Rekombinado.

“Nós temos a caixa do tesouro, com 120 fotos e o diário da viagem de 1976”, conta Antônia Wallig. “Procuramos bater fotos nos mesmos lugares, e é incrível como certas paisagens estão idênticas.” Antônia, pedagoga, e Christie Meditsch, designer, ambas com 31 anos, e Clarissa Del Fabbro, designer, 32, com a filha Gabriela, deflagraram a primeira fase da aventura na virada de 2015 para 2016. Passaram três meses e meio na estrada, estacionaram a Kombi no norte do Chile e voltaram a Porto Alegre. Nos próximos meses, retomarão a empreitada a fim de cumprir a segunda e mais longa etapa, até a Califórnia. A ideia de fazer essa travessia é antiga. Antônia é filha de João Wallig, um dos integrantes do quarteto desbravador de 1976, completado por Antonio Chula, Paulo Tupinambá e Ricardo Corbetta.

2

Com muitas ações desenvolvidas na área social, tais como oficinas de arte para crianças, elas foram somando aos poucos a ideia da jornada pelo Pacífico com a execução de trabalhos voluntários nas comunidades ao longo do caminho.

Mas e a pequena Gabriela? Viajar com uma criança pequena é um desafio tremendo. A Lela, no entanto, já era passageira experiente quando embarcou na Kombi para desbravar o Pacífico. Ela já havia ido com os pais a vários lugares, entre eles a Nicarágua e a Indonésia.

Um carro de apoio também acompanha, gravando trechos do documentário. No Peru, encontraram um amigo do pai de Antônia, citado em muitas histórias contadas. Mário, o peruano, surfou com o quarteto em 1976 e, 40 anos depois, pegou ondas também com as garotas.

A ansiedade com a segunda etapa é grande. As dificuldades devem aumentar nas fronteiras, na travessia do Canal do Panamá e em algumas regiões da América Central e do México envolvidas em conflitos. Mas os contatos para ações educativas estão bastante adiantados, e as embaixadas e órgãos competentes sabem do projeto.

Autopeças em um clique: quem planeja uma viagem como a do Rekombinando precisa fazer uma revisão bem detalhada. O Canal da Peça é uma opção para quem deseja consultar os componentes e os serviços de oficinas e entregas em todos os lugares do Brasil. O catálogo on-line da Bosch é integrado ao sistema de atendimento técnico da empresa e inclui aplicações para carros, veículos pesados, agrícolas, motos e máquinas industriais.

2
Teaser link icon
Teaser link icon